quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Publicidade subliminar


Você já deve ter falado sobre “mensagens subliminares”, não? Em resumo, uma mensagem subliminar é como um o próprio nome diz, uma mensagem que não está explícita.
Segundo a Psicologia, uma mensagem subliminar não é captada pela consciência do ser humano, entretanto, totalmente interpretada pelo subconsciente. Vamos ao exemplo: Você assiste um filme e este exibe uma perseguição de carros. Durante a cena, você sente uma intensa vontade de comer hambúrguer. Talvez você não entenda de inicio porque isso acontece mas ao analisar a cena com um software apropriado percebe que existe alguns quadros que bombardeiam a tela com uma imagem de um hambúrguer. Como se trata de apenas uns quadros e tendo em vista que dependendo da sofisticação do filme temos milhares de quadros por segundo, seu olhar captou a imagem porém na sua consciência não conseguiu interpretar, de modo, que somente seu subconsciente ficou sabendo que ela existia. Essa técnica era usada massivamente durante os anos 70 e 80 nos cinemas e tinha como objetivo desde fazerem as pessoas comprarem mais pipoca até fazer as mesmas começar a fumar. Hoje em dia, pesquisas falam que as mensagens subliminares não fazem efeito. Também dizem que elas não são mais inseridas nos filmes e comerciais. Todavia, hora ou outra, aparece alguém na internet que descobriu que as produtoras andam quebrando suas promessas. Logos de marcas famosas, técnica de Pavlov e os mais diversos tipos de condicionamentos podem ainda ser vistos nos programas de tv, filmes, séries, músicas, vídeo-clipes e todo tipo de mídia áudio-visual. Uma das campeãs é a Walt Disney que tem uma mania muito bizarra de colocar mensagens subliminares que incentivam o ato sexual em seus desenhos ( e depois negam que colocaram e que foi uma brincadeira dos produtores do filme…aham…tô sabendo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário