quarta-feira, 14 de maio de 2014

Criança preve Tragedia durante copa do mundo no Brasil e morre em seguida

Texto conta a triste história de uma criança que teria recebido um aviso divino sobre uma tragédia que irá ocorrer durante a Copa e morrido logo em seguida! Será?
O alerta surgiu no Facebook no começo da segunda quinzena de abril de 2014 e alerta a população sobre uma profecia feita por uma criança de 6 anos na Bahia. De acordo com o texto, uma menina teria acordado de manhã na sexta-feira passada e contado à mãe a respeito de um sonho que ela teria tido, onde Deus havia lhe dito que uma tragédia terrível irá acontecer durante os jogos da Copa do Mundo no Brasil e que o acontecimento seria muito terrível. Não só para o Brasil, como para o mundo todo!
O relato ainda diz que a criança morreu, dois dias após dar seu testemunho e avisar a todos da catástrofe que está por vir.
Será que essa história é real?
Criança teria previsto uma possível tragédia durante a Copa do Mundo e morrido logo em seguida! Verdade ou farsa? (foto: reprodução/Facebook)
Criança teria previsto uma possível tragédia durante a Copa do Mundo e morrido logo em seguida! Verdade ou farsa? (foto ilustrativa: reprodução/Facebook)

Verdadeira ou farsa?

Histórias como essas existem aos montes na internet (e fora dela também). O formato é mais ou menos o mesmo e elas possuem algumas características já bastante conhecidas por nós aqui. São detalhes que denunciam um bom boato virtual:
  • Não são datadas, dessa forma podem circular por mais tempo;
  • Tratam de um assunto que atraia bastante leitores;
  • Pedem para ser repassada;
  • Possuem um teor alarmista;
  • São confusas e cheias de erros gramaticais;

Analisando o boato

O texto já começa com a boa e velha técnica do uso de letras maiúsculas para chamar a atenção do leitor. Ao mesmo tempo, apela para o sentimento de quem está lendo:
“GENTE LEIA PELO AMOR DE DEUS…POR FAVOR POR FAVOR”
No parágrafo a seguir, começam os problemas:
“Aconteceu em uma igreja na Bahia semana passada, [...]”
Em qual igreja o fato teria ocorrido? Sabemos que foi na Bahia, mas onde? Em qual cidade?
O texto fala que a menina (em outras versões, a criança é um menino) teria ido à igreja para dar o recado, mas isso foi na sexta-feira passada mesmo?  
Quem ler o texto na semana que vem poderá achar que isso aconteceu nessa semana (em alguma igreja na Bahia).
Mais adiante, o autor do texto diz que a criança teria dito na igreja que:
“[...] porque essa copa de 2014, vai acontecer uma tragédia tão grande que vai abalar não só o Brasil, mas o mundo inteiro[...]”
Nesse trecho, o autor se aproveitou de um assunto que está na moda, que interessa muita gente: a Copa do Mundo no Brasil! Associando uma possível tragédia a um evento que muito será dito em 2014, as chances do boato se espalhar é bem maior.
A seguir, o texto diz que a criança (sem nome, claro) morreu 2 dias após seu pronunciamento e que o acontecido atraiu até a imprensa:
“Fizeram o enterro dela, foram repórteres no local pra entender o que aconteceu, mas mesmo assim tem pessoas que não acreditam nessa revelação que Deus passou a uma menina de apenas 06 anos.”
Claro que mesmo com repórteres no local, no dia do enterro, nenhuma nota saiu em nenhum jornal do mundo. Afinal, repórteres vão cobrir enterros apenas por diversão!
Ninguém se interesso em saber qual foi a causa da morte da criança. Não há nenhum atestado de óbito, nada…

Fé X Notícias falsas

Nos sempre respeitou todas as crenças e religiões e acha que cada um pode acreditar no que quiser, mas o problema é quando as pessoas tentam forçar a fé dos leitores através de notícias falsas. Já mostramos diversos casos como esse aqui, como a farsa do rapaz que teria sido insultado dentro de um ônibus apenas por querer pregar a Palavra dentro do coletivo. 
Em outra corrente parecida, uma notícia afirmava que uma criança teria nascido com as mãos coladas, em um hospital no Rio de Janeiro, e quando abriram as mãos do bebê encontraram um papel com os dizeres “Jesus está voltando!”. 

Antes da internet

Para que você não fique achando que essa mania de inventar histórias com criança que prevêm catástrofes pouco antes de morrer é coisa recente, saiba que antes mesmo da internet já se criavam boatos como esse.
Em 1975, por exemplo, o agora extinto jornal Notícias Populares inaugurou uma série de artigos sobre um bebê-diabo, que teria nascido com chifres e rabo, anunciando uma grande tragédia em breve. Na época, o bebê (que nasceu com duas saliências na testa removidas cirurgicamente logo após seu nascimento) ficou conhecido como o bebê-diabo do ABC e os boatos que corriam a respeito dele eram inúmeros.
Bebê-diabo era sucesso no Notícias Populares! (foto: Reprodução)
Bebê-diabo era sucesso no Notícias Populares! (foto: Reprodução)

Conclusão

Não há provas de que o fato tenha ocorrido de verdade. Quem quiser acreditar, que acredite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário